Publicidade

Seja bem-vindo
Nova Fátima Bahia,06/07/2025

  • A +
  • A -

SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO MATA MAIS HOMENS, APONTA ESTUDO AMERICANO

Pesquisa revela que, apesar de afetar mais mulheres, cardiomiopatia de Takotsubo tem mortalidade duas vezes maior entre pacientes do sexo masculino


SÍNDROME DO CORAÇÃO PARTIDO MATA MAIS HOMENS, APONTA ESTUDO AMERICANO Foto: Reprodução

Um estudo publicado no último dia 14 de maio no Journal of the American Heart Association trouxe novas evidências sobre a chamada síndrome do coração partido, conhecida no meio médico como cardiomiopatia de Takotsubo. Embora a doença seja mais frequente entre mulheres, os homens apresentam o dobro de risco de morrer em decorrência da condição.

A síndrome costuma surgir após eventos de grande estresse físico ou emocional, provocando disfunção temporária do coração. Os sintomas se assemelham a um infarto, incluindo dor no peito e falta de ar, mas sem a obstrução típica das artérias coronárias.

Os pesquisadores apontam que a diferença nos desfechos entre homens e mulheres pode estar ligada a fatores como maior incidência de doenças associadas e atrasos no diagnóstico entre pacientes do sexo masculino.




As conclusões reforçam a necessidade de atenção diferenciada para homens que apresentam o quadro, buscando diagnóstico precoce e manejo adequado para reduzir a taxa de mortalidade.




COMENTÁRIOS

.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.