Publicidade

Seja bem-vindo
Nova Fátima Bahia,06/07/2025

  • A +
  • A -

TRADIÇÃO E FÉ MARCAM CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI EM FEIRA DE SANTANA COM TAPETES TEMÁTICOS E PROCISSÃO

Desde a madrugada, fiéis católicos se dedicam à confecção dos tapetes nas ruas do centro da cidade; celebração reúne todas as paróquias em missa campal e procissão com o Santíssimo Sacramento.

Fonte: Acorda Cidade
TRADIÇÃO E FÉ MARCAM CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI EM FEIRA DE SANTANA COM TAPETES TEMÁTICOS E PROCISSÃO Fotos: Ed Santos/ Acorda Cidade

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19), o centro de Feira de Santana se transformou em um verdadeiro mosaico de fé, cores e tradição. Fiéis católicos de diversas paróquias começaram, por volta das 4h, a confecção dos tradicionais tapetes temáticos para a procissão de Corpus Christi. O trabalho silencioso e devoto se espalha por importantes vias da cidade, como as avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, além das ruas Conselheiro Franco, J. Pedreira e Praça Bernardino Bahia.

A programação especial começou com uma missa campal celebrada às 8h30 na Praça Padre Ovídio, presidida por Dom Zanoni e concelebrada por todos os párocos da cidade. A cerimônia reuniu centenas de fiéis e não houve celebrações nas igrejas locais neste período da manhã, já que todas as comunidades se concentraram no evento central. Ao fim da celebração, teve início a procissão com o Santíssimo Sacramento, única do calendário católico em que o Santíssimo percorre as ruas, abençoando os tapetes e os fiéis.

O padre Paulo de Tarso, pároco da Catedral de Santana, acompanhou de perto a produção dos tapetes e relembrou a origem da festa: “Corpus Christi nasceu no século XIII, na Bélgica, quando uma jovem chamada Juliana teve visões que inspiraram a instituição da solenidade. Mais tarde, o Papa Urbano incluiu oficialmente a celebração no calendário litúrgico da Igreja”.

Entre os fiéis que madrugaram para participar da tradição está o professor aposentado Mário Leal, integrante há mais de 40 anos da Comitiva dos Jovens em Cristo (CJC). “Nosso tapete homenageia o Espírito Santo, o Ano Jubilar e os papas Francisco e Leão XIV. É emocionante traduzir nossa fé em arte. A confecção dos tapetes é um ato público de devoção”, relatou.

A jovem Natália Figueiredo, da Pastoral da Acolhida, também participou da confecção. “Estar aqui é dizer, com ações, que creio no Cristo Eucarístico. O cansaço não importa quando é Ele quem vai passar por aqui”, disse.

O comerciante Humberto, do Santuário Senhor dos Passos, ressaltou a importância do envolvimento coletivo. “É gratificante ver a união e a dedicação das comunidades. A juventude está presente, ativa, renovando a fé e mostrando que a Igreja está viva e pulsante”, afirmou.







Feitos de serragem colorida, sal, folhas e galhos, os tapetes encantam pelo simbolismo e beleza. Mais do que expressão artística, eles representam a devoção do povo católico e sua entrega à fé. A solenidade de Corpus Christi, que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia, segue sendo uma das manifestações religiosas mais significativas para os católicos de Feira de Santana e de todo o país.






COMENTÁRIOS

.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.