Publicidade

Seja bem-vindo
Nova Fátima Bahia,06/07/2025

  • A +
  • A -

FEIRA DE SANTANA CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025

Idosa de 79 anos, moradora do bairro Queimadinha, não resistiu às complicações da doença; cidade já registrou 955 notificações neste ano


FEIRA DE SANTANA CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR DENGUE EM 2025 Foto: Reprodução

A cidade de Feira de Santana, localizada no centro-norte da Bahia e considerada a segunda maior do estado, confirmou a primeira morte por dengue em 2025. A vítima foi uma idosa de 79 anos, com histórico de hipertensão e diabetes, residente no bairro Queimadinha. A informação foi divulgada na sexta-feira (23), por meio de um alerta epidemiológico emitido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o boletim, a paciente começou a apresentar sintomas como febre, vômitos e diarreia no dia 2 de abril e foi internada dois dias depois no Hospital Geral Clériston Andrade. Durante a internação, o quadro clínico evoluiu com queda nas plaquetas, letargia e hepatomegalia (aumento do fígado). Apesar dos cuidados médicos, a idosa faleceu no dia 15 de abril, vítima das complicações da doença.

Até o dia 22 de maio, Feira de Santana já registrou 955 notificações de dengue, com 123 casos confirmados. Desses, 24 apresentaram sinais de alarme e um evoluiu para óbito. Em comparação com o mesmo período de 2024, os números representam uma redução significativa. No ano passado, foram 13.746 notificações, com 5.750 confirmações, 849 casos com sinais de alarme e 21 considerados graves.

🚫 Combate ao mosquito

Diante do cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância da prevenção e do controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. As ações incluem o trabalho diário de agentes de combate às endemias, aplicação de larvicidas e inseticidas, além de mobilizações educativas em comunidades e escolas.

Entre as medidas de monitoramento, o município também ampliou o uso de ovitrampas, armadilhas usadas para detectar a presença do mosquito nos bairros com maior índice de infestação.

💉 Vacinação segue disponível

A vacinação contra a dengue continua sendo oferecida gratuitamente na rede municipal para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. De acordo com a SMS, desde fevereiro de 2024 foram aplicadas 34.129 doses — sendo 23.131 da primeira dose e 10.998 da segunda.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, reforçou a importância da imunização:


“É fundamental que pais e responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde. A vacina é uma ferramenta importante na prevenção das formas graves da doença e na redução das hospitalizações. Vacinas salvam vidas”, afirmou.












A população é orientada a eliminar focos de água parada e seguir as recomendações das equipes de saúde para evitar novos casos da doença.




COMENTÁRIOS

.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.