Publicidade

Seja bem-vindo
Nova Fátima Bahia,14/05/2025

  • A +
  • A -

URUGUAI INICIA HOMENAGENS A JOSÉ MUJICA COM CORTEJO E VELÓRIO ABERTO AO PÚBLICO EM MONTEVIDÉU

Corpo do ex-presidente é levado ao Palácio Legislativo, onde será velado por 24 horas; Lula deve comparecer à despedida nesta quinta-feira (15)


URUGUAI INICIA HOMENAGENS A JOSÉ MUJICA COM CORTEJO E VELÓRIO ABERTO AO PÚBLICO EM MONTEVIDÉU Foto: Reprodução

O Uruguai se despede nesta quarta-feira (14) de um de seus mais emblemáticos líderes políticos, o ex-presidente José Mujica, que faleceu na véspera, aos 89 anos, em decorrência de um câncer no esôfago e no fígado. Reconhecido internacionalmente por seu estilo simples e compromisso com a justiça social, Mujica terá um velório público no Palácio Legislativo de Montevidéu, após um cortejo simbólico por pontos marcantes de sua trajetória política.

As homenagens começaram às 10h da manhã, com a saída do cortejo fúnebre da Torre Executiva, sede do governo uruguaio. O trajeto inclui a avenida 18 de Julho e passa por locais profundamente ligados à história do ex-presidente, como a antiga sede do Movimento de Libertação Nacional-Tupamaros, grupo do qual Mujica foi integrante, e também pelos endereços do Movimento de Participação Popular e da Frente Ampla, partido pelo qual foi eleito presidente entre 2010 e 2015.

A chegada ao Salão dos Passos Perdidos, no Palácio Legislativo, está prevista para o meio-dia. O velório será aberto ao público a partir das 15h, com entrada pela avenida do Libertador, e deve se estender durante toda a madrugada, sem restrição de horário, segundo informou a diretora de Protocolo do Parlamento, Andrea Barreto.


“O pedido da senhora Lucía Topolansky (esposa de Mujica) foi que todos os uruguaios que quisessem prestar uma última homenagem pudessem fazê-lo com conforto e tranquilidade. Estamos organizando tudo para que isso aconteça da melhor forma”, afirmou Barreto.



Despedida íntima e cremação

Conforme desejo do próprio Mujica, não haverá enterro tradicional. O corpo será cremado após o velório, em cerimônia reservada à família. As cinzas serão depositadas ao lado da cachorrinha Manuela, sua inseparável companheira, enterrada na chácara nos arredores de Montevidéu, onde o ex-presidente viveu com Lucía Topolansky após deixar o cargo.


Presença internacional

Líderes de toda a América Latina expressaram pesar pela morte de Mujica. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que anunciou que viajará a Montevidéu nesta quinta-feira (15) para participar do funeral. Lula está em retorno ao Brasil após visita oficial à China e pretende embarcar para o Uruguai entre 9h e 10h da manhã.

Em sinal de luto, o governo uruguaio decretou três dias de homenagens oficiais, que se estenderão até sexta-feira (17). As bandeiras do país estão a meio mastro e diversas cerimônias públicas estão sendo preparadas em memória de Mujica.


Um símbolo latino-americano

Figura conhecida pela humildade e pela linguagem direta, Mujica ficou famoso internacionalmente por abrir mão de privilégios, viver em sua chácara em vez da residência presidencial e doar grande parte de seu salário enquanto presidente. Também ficou marcado por sua trajetória como ex-guerrilheiro tupamaro, preso político durante a ditadura militar e símbolo da transição democrática no país.















José Mujica deixa um legado de coerência, simplicidade e compromisso com os valores democráticos. O Uruguai, a América Latina e o mundo hoje se despedem de um líder cuja influência ultrapassou as fronteiras nacionais.




COMENTÁRIOS

.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.