Publicidade

Seja bem-vindo
Nova Fátima Bahia,12/05/2025

  • A +
  • A -

PAPA LEÃO XIV FAZ PRIMEIRO APELO À PAZ E CLAMA POR CESSAR-FOGO IMEDIATO EM GAZA

Em sua primeira oração dominical, novo pontífice exalta o fim da Segunda Guerra e pede negociações na Ucrânia, libertação de reféns em Gaza e celebra trégua entre Índia e Paquistão


PAPA LEÃO XIV FAZ PRIMEIRO APELO À PAZ E CLAMA POR CESSAR-FOGO IMEDIATO EM GAZA Foto: Reprodução

Em sua estreia diante de milhares de fiéis na Praça São Pedro neste domingo (11), o papa Leão XIV fez um apelo forte por paz global, destacando os conflitos em curso na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Durante a oração Regina Caeli, ele pediu um cessar-fogo imediato no Oriente Médio, a libertação de reféns mantidos pelo Hamas e um esforço internacional por uma solução duradoura na guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A guerra nunca mais”, clamou o novo pontífice, lembrando que há 80 anos o mundo vivia o fim da Segunda Guerra Mundial, que deixou um saldo de 60 milhões de mortos. Citando a expressão usada frequentemente por seu antecessor, Francisco, Leão XIV afirmou que o planeta atravessa hoje “uma Terceira Guerra Mundial em pedaços”.

Ao abordar o conflito no Leste Europeu, Leão XIV afirmou carregar no coração o sofrimento do povo ucraniano e pediu libertação de prisioneiros e o retorno das crianças às suas famílias. Em relação à Faixa de Gaza, ele demonstrou pesar com os ataques mais recentes de Israel, que mataram civis, incluindo quatro crianças, nas primeiras horas do dia. "Que os reféns sejam libertados e que a ajuda humanitária chegue à população civil", disse.

O papa também mencionou o cessar-fogo entre Índia e Paquistão na região da Caxemira e desejou que as negociações levem a uma paz definitiva. “Quantos conflitos ainda estão ativos no mundo? Confio esse clamor à Rainha da Paz, para que interceda junto a Jesus por um milagre de paz.”

Além das questões geopolíticas, Leão XIV não deixou de lembrar o Dia das Mães. Ao final da oração, enviou uma bênção especial às mães vivas e falecidas, dizendo: “Feliz Dia das Mães a todas as mães do mundo.”






Leão XIV assumiu o comando da Igreja Católica recentemente. Na sexta-feira (9), celebrou sua primeira missa como papa com os cardeais eleitores na Capela Sistina e prestou homenagem a São Pedro. No sábado, visitou o túmulo de Francisco, seu antecessor, na basílica de Santa Maria Maior, e afirmou que espera “trazer luz às noites escuras deste mundo”.




COMENTÁRIOS

.

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.