ZELENSKY ADMITE POSSIBILIDADE DE CESSAR-FOGO COM A RÚSSIA, MAS CRITICA PROPOSTA DE TRÉGUA TEMPORÁRIA FEITA POR PUTIN
Presidente ucraniano afirma que pausa nos combates deve ser séria e não limitada a datas comemorativas russas; país também aguarda reforço militar com mais de 1 milhão de projéteis

Durante uma coletiva de imprensa neste domingo (4), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que existe a possibilidade de um cessar-fogo com a Rússia a qualquer momento, sinalizando uma abertura para negociações. A declaração foi feita ao lado do presidente da República Tcheca, Petr Pavel.
A agência Reuters informou que, além da declaração sobre o cessar-fogo, Zelensky mencionou que a Ucrânia espera receber ainda este ano cerca de 1,8 milhão de munições como parte de uma ação coordenada por Praga para fortalecer o apoio militar ao país.
Apesar da sinalização positiva, o líder ucraniano criticou duramente o Kremlin por propor uma trégua de três dias, em alusão às celebrações russas pela vitória na Segunda Guerra Mundial. Segundo Zelensky, o pedido é “cínico” diante dos recentes ataques russos contra cidades ucranianas.
Para o presidente da Ucrânia, qualquer cessar-fogo verdadeiro deve ter um prazo mais significativo. “É preciso uma pausa real nos combates, com pelo menos um mês de duração, para que possamos iniciar um processo de diálogo sério pela paz”, declarou. “Se houver cessar-fogo, que seja todos os dias, e não apenas nos feriados deles”, acrescentou, destacando o papel dos países aliados na pressão contínua sobre Moscou.
COMENTÁRIOS