EX-PREFEITO DE ITATIM É ALVO DE OPERAÇÃO QUE INVESTIGA MORTES EM AÇÃO POLICIAL NA CHAPADA DIAMANTINA
Gilmar Nogueira, que também é delegado, teve celular e dispositivos eletrônicos apreendidos durante a segunda fase da Operação Sangue Oculto; caso apura possível execução de oito pessoas, incluindo adolescentes

O ex-prefeito de Itatim, Gilmar Nogueira, foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (11), como parte da segunda fase da Operação Sangue Oculto, que investiga a morte de oito pessoas durante uma abordagem policial ocorrida em julho de 2023. A ação foi realizada nas cidades de Itatim e Itaberaba, ambas situadas na região da Chapada Diamantina, a cerca de 214 km de Salvador.
Atualmente delegado da Polícia Civil, Gilmar teve celular e outros dispositivos eletrônicos apreendidos em endereços residenciais e profissionais. As investigações são conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
A ação policial sob investigação foi registrada no dia 30 de julho do ano passado, na localidade do Morro do Tigre, em Itatim. Na ocasião, duas mulheres e seis homens — incluindo três adolescentes, uma delas com apenas 13 anos — morreram. À época, os policiais relataram que houve confronto armado, mas o MP-BA apontou fortes indícios de que as vítimas foram executadas e que a cena do crime pode ter sido adulterada.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Gilmar Nogueira declarou estar tranquilo diante das acusações, afirmou que agiu dentro da legalidade e que confia no esclarecimento dos fatos. Ele foi prefeito de Itatim entre 2012 e 2020, antes de retomar sua atuação como delegado.
Durante a primeira fase da operação, em junho de 2023, agentes públicos foram afastados e diversos materiais, como celulares, armas e documentos, foram recolhidos em Salvador, Feira de Santana, Itaberaba, Iaçu e Castro Alves.
As investigações seguem em curso para apurar responsabilidades e esclarecer as circunstâncias das mortes ocorridas na operação da Rondesp Chapada.
COMENTÁRIOS