PIX AUTOMÁTICO ENTRA EM VIGOR NESTA SEGUNDA-FEIRA E PROMETE SUBSTITUIR DÉBITO AUTOMÁTICO E BOLETOS
Ferramenta permitirá pagamentos periódicos para empresas e MEIs; clientes autorizam cobrança uma única vez

O Pix automático, nova funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos, começa a operar para a maioria das instituições financeiras nesta segunda-feira (16). O serviço, que já vinha sendo oferecido pelo Banco do Brasil desde maio, promete substituir o débito automático e os boletos ao permitir autorizações únicas de pagamento para cobranças periódicas.
A expectativa do Banco Central é beneficiar até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito. O Pix automático deve facilitar a vida de empresas e microempreendedores individuais (MEIs), que até então precisavam firmar convênios específicos com cada banco para o débito automático tradicional.
Funciona assim: a empresa envia ao cliente um pedido de autorização de cobrança recorrente, que o consumidor pode aprovar via aplicativo, definindo valor, periodicidade e limites máximos. A partir daí, os débitos ocorrem automaticamente, 24 horas por dia, inclusive em feriados. O usuário pode cancelar ou ajustar os termos a qualquer momento.
O serviço será válido apenas para pessoas físicas como pagadoras e empresas como recebedoras. Transações periódicas entre pessoas físicas continuam sob a modalidade de Pix agendado recorrente, obrigatória desde 2024.
Para aumentar a segurança e evitar fraudes, o Banco Central definiu regras rigorosas para as empresas interessadas em aderir ao Pix automático, incluindo verificação de dados cadastrais, atividade econômica compatível e tempo mínimo de operação de seis meses.
Entre as contas que poderão ser pagas via Pix automático estão luz, água, telefone, mensalidades escolares, academias, assinaturas digitais e clubes de assinatura.
COMENTÁRIOS