BAHIA VENCE PAYSANDU FORA DE CASA COM TIME RESERVA E LARGA NA FRENTE NA COPA DO BRASIL
Com pênalti convertido por Cauly e atuação segura no segundo tempo, Tricolor conquista vantagem importante no jogo de ida e decidirá a vaga em Salvador

O Bahia estreou com o pé direito na edição 2025 da Copa do Brasil. Atuando com uma equipe alternativa, o Tricolor venceu o Paysandu por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (30), no Mangueirão, em Belém, no duelo de ida da terceira fase do torneio. O único gol da partida foi marcado por Cauly, em cobrança de pênalti, garantindo a vantagem baiana para o confronto decisivo em Salvador.
Mesmo com uma escalação praticamente reserva — apenas dois jogadores que atuaram no jogo anterior começaram como titulares — o Bahia teve um desempenho competitivo. O Paysandu, empurrado pela torcida, começou mais intenso e pressionou nos primeiros minutos. Aos 13, Nicolas finalizou após cruzamento de Reverson, levando perigo ao gol tricolor.
Com o passar do tempo, o Bahia equilibrou o jogo ao conseguir mais posse de bola. Aos 27 minutos, quase abriu o placar quando Cauly errou o chute após cruzamento de Iago Borduchi. Na sequência do lance, Erick levou perigo em escanteio curto. Pouco depois, Iago sofreu um pênalti cometido por Bryan Borges, que inicialmente foi anulado por impedimento. No entanto, após revisão do VAR, a penalidade foi confirmada. Cauly bateu bem e fez o gol, aos 42 minutos.
Já nos acréscimos da primeira etapa, Rezende teve chance clara de cabeça, mas desperdiçou. O Paysandu voltou mais agressivo após o intervalo e obrigou o goleiro Marcos Felipe a fazer boas intervenções, mas a pressão durou pouco. Com dificuldades na criação, o time paraense passou a apostar em cruzamentos, que foram bem neutralizados pela defesa baiana.
O Bahia, por sua vez, ganhou controle da partida e quase ampliou com um chute forte de Erick pela direita, aos 20 minutos. No fim, Matheus Nogueira ainda fez boas defesas em finalizações de Ademir e Lucho Rodríguez. Em cobrança de escanteio, Acevedo chegou a marcar, mas o gol foi anulado por impedimento — novamente confirmado com auxílio do árbitro de vídeo.
A arbitragem de vídeo, aliás, foi protagonista em momentos decisivos: primeiro, ao validar o pênalti que originou o gol de Cauly; depois, ao impedir o que seria o segundo gol do Bahia, gerando muita reclamação do Paysandu.
Com a vitória mínima fora de casa, o Tricolor de Aço poderá jogar por um empate no confronto de volta, marcado para o dia 21 de maio, às 19h30 (horário de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
Enquanto a decisão pela Copa do Brasil não chega, o Paysandu volta suas atenções para a Série B, onde tenta sair da zona de rebaixamento enfrentando o Volta Redonda neste sábado, às 20h30. Já o Bahia recebe o Botafogo no mesmo dia, às 21h, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro.
COMENTÁRIOS