Publicidade

Seja bem vindo
Nova Fátima,01/03/2024

  • A +
  • A -

MAIOR AVIÃO COMERCIAL DO MUNDO, ANTONOV AN 225 FOI DESTRUÍDO POR TROPAS RUSSAS NA UCRÂNIA

O Antonov An-225 Mriya (Ucraniano: Антонов Ан-225 Мрія, lit. 'sonho' ou 'inspiração'; pela OTAN: Cossack) foi uma aeronave de transporte de cargueiro estratégico projetada e produzida pelo Antonov Design Bureau na União Soviética.

Inicialmente concebido na década de 1980 como uma extensão do cargueiro Antonov An-124, o An-225 tinha a missão específica de transporte ônibus-espacial da classe Buran. Em 21 de dezembro de 1988, realizou seu voo inaugural; Tenha sido concluído apenas um exemplar, um segundo modelo com configuração embora diferente foi parcialmente construído. Após breve serviço em apoio ao programa espacial soviético, a aeronave foi retirada de operação e armazenada nos anos 1990.

À medida que o século avançava, decidiu-se revitalizar o An-225 para operações comerciais, transportando cargas de dimensões únicas para a Antonov. Houve especulações sobre a conclusão do segundo modelo, mas a falta de financiamento manteve sua construção paralisada. Em 2009, relatos indicavam que a aeronave estava 60-70% concluída.

Com um peso máximo de descolagem de 640 toneladas, o An-225 distribuiu diversos registros, sendo a aeronave mais pesada já construída e possuindo a maior envergadura em serviço operacional. Foi frequentemente empregado para transportar cargas consideradas anteriormente inimagináveis ​​pelo ar, como geradores de 130 toneladas, pás de turbinas eólicas e locomotivas a diesel. Autoridades chinesas e russas também expressaram planos para adaptar o An-225 em seus programas espaciais significativos. O Mriya gerou consistentemente grande interesse público global, destacando-se por seu tamanho e singularidade.

Infelizmente, o único An-225 concluído foi destruído na Batalha de Hostomel durante a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. Em 20 de maio de 2022, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou planos para concluir o segundo An-225 como substituto da aeronave perdida .

COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login