Publicidade

Seja bem vindo
Nova Fátima,21/02/2024

  • A +
  • A -

Governo aumenta recursos para Policlínicas Regionais e fortalece consórcios de saúde na Bahia; o custo agora é de 50%

O Governo Federal nunca destinou recursos orçamentários para as policlínicas,


Governo aumenta recursos para Policlínicas Regionais e fortalece consórcios de saúde na Bahia; o custo agora é de 50% Foto Reprodução

Durante o 1° Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, realizado na última sexta-feira (29) em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou um aumento de 10% nos repasses destinados aos consórcios de saúde. Além disso, ele informou que o governo federal também contribuirá para a gestão orçamentária das policlínicas.

Além de ser responsável pela construção das policlínicas, pelo equipado de equipamentos, ônibus e vans, o governo estadual assumiu o compromisso de custear 50% das operações dessas unidades de saúde, um aumento em relação aos anteriores 40%. Além disso, o Ministério da Saúde também iniciou a alocação de recursos para auxiliar os consórcios, o que resultou em uma redução significativa das despesas dos municípios, que agora varia entre 40% e 50%.

O governador ressaltou a importância desse apoio federal ao afirmar: "O Governo Federal nunca destinou recursos orçamentários para as policlínicas, e isso só aconteceu agora durante o governo do Presidente Lula. Isso nos permitiu naturalmente reduzir nossos gastos com essas unidades, e, por portanto, fizemos um pacto com os municípios para que esses recursos sejam direcionados para fortalecer a atenção básica, incluindo ações como vacinação e o apoio às maternidades, por exemplo."

O evento teve como objetivo promover a criação e a divulgação de práticas de sucesso na gestão consorciada da saúde pública estadual e contou com a presença da Secretária da Saúde, Roberta Santana, bem como dos presidentes dos consórcios e gestores das Policlínicas, além de diretores executivos.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login