Publicidade

Seja bem vindo
Nova Fátima,21/02/2024

  • A +
  • A -

Transplantes Cardíacos Voltam à Ativa na Bahia Após Quase Dois Anos de Suspensão

Segundo o subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, a interrupção do serviço foi necessária para reestruturar o sistema


Transplantes Cardíacos Voltam à Ativa na Bahia Após Quase Dois Anos de Suspensão A Sesab informou que entre julho e agosto deste ano, o número de doadores de coração na Bahia aumentou - Foto Reprodução

No Hospital Ana Nery, localizado em Salvador, os procedimentos de transplante de coração voltarão a ser realizados ainda neste mês de setembro, conforme informou a Sesab nesta terça-feira dia 26. A secretaria está atualmente acompanhando três pacientes que podem passar pelo procedimento.

O serviço de transplante cardíaco havia sido suspenso no estado em janeiro de 2022, e desde então, os pacientes necessitando de um novo coração tiveram que ser transferidos para outros estados para a realização das cirurgias.

Segundo o subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, a interrupção do serviço foi necessária para reestruturar o sistema, sendo também impactada pela pandemia da Covid-19.

Mesmo com a suspensão dos transplantes, o acompanhamento dos pacientes que já haviam passado pelo procedimento ou que estavam programados para fazê-lo continuou normalmente. Antes do transplante, os pacientes passam por uma série de exames e entram na lista de espera pelo órgão, aguardando a compatibilidade com um doador.

A Sesab informou que entre julho e agosto deste ano, o número de doadores de coração na Bahia aumentou, passando de 12 para 19. Atualmente, cerca de 2.900 pessoas estão aguardando por transplantes no estado.

Apesar da suspensão dos transplantes cardíacos, outros tipos de transplantes, como rim, fígado, córnea e medula, continuaram a ser realizados na Bahia nos últimos anos. De janeiro a agosto de 2023, o estado realizou 701 transplantes, incluindo 27 de fígado, 210 de rim, 362 de córnea e 102 de medula, de acordo com dados da Sesab.




Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login