CHURRASCO DE PICANHA

Por Agnaldo Rios 09/12/2017 - 15:52 hs

Apesar de simples, existem alguns cuidados que devem ser tomados, confira:

O primeiro cuidado é na hora da compra, procure sempre pela peça embalada a vácuo, pesando no máximo entre 1 kg e 1.2 kg.

Comprar peça de picanha nacional com peso acima disso é muito provável que você leve para casa um pedaço de coxão duro.

A camada de gordura deve ser uniforme, mais clara e sem excessos, conforme imagem abaixo, são sinais de uma carne de boa qualidade.

A embalagem não pode conter muito sangue dentro dela, caso contrário é um sinal de que a carne está perdendo todo o seu suco, como resultado será uma carne seca na hora de servir.

Procure na sua região bons açougues, não existe um bom churrasco se a qualidade da carne não for de boa qualidade, independente do corte.

COMO PREPARAR UMA PICANHA

A forma de preparo da picanha depende basicamente de como você pretende fazer, inteira no espeto ou cortada para a grelha.

Uma dica geral muito interessante é fazer alguns riscos na parte da gordura, conforme imagem, isso ajuda a absorver melhor o sal.

Se você pretende fazer inteira no espeto, naturalmente não vamos fazer nenhum corte. Apenas siga a dica acima de fazer pequenos riscos na camada de gordura.

Como temperar picanha para churrasco

O tempero básico da picanha para churrasco é apenas sal, no caso da picanha no espeto vamos utilizar uma quantidade média de sal grosso e deixar a carne “descansando” por 5 minutos, com a parte da gordura virada para baixo e retirar o excesso de sal após esse tempo.

 

Para temperar a picanha para a grelha, podemos utilizar preferencialmente uma pequena quantidade de sal grosso triturado dos dois lados. Também vamos deixar a carne “descansar” por 5 minutos antes de levar para a churrasqueira.