ADVOGADO CONFIRMA QUE PRESIDENTE DESTITUÍDO DA CATALUNHA ESTÁ NA BÉLGICA

Por Agnaldo Rios 30/10/2017 - 17:36 hs
Foto: Servicio de Prensa de la Presidnecia, Pool Photo via AP
ADVOGADO CONFIRMA QUE PRESIDENTE DESTITUÍDO DA CATALUNHA ESTÁ NA BÉLGICA
Carles Puigdemont, presidente destituído da Catalunha, em discurso que fez quando ainda estava em Ba

O advogado Paul Beckaert afirmou nesta segunda-feira (30) que o presidente destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, está na Bélgica. "Posso confirmar que Carles Puigdemont me nomeou como seu representante legal, já que está atualmente na Bélgica", disse Beckaert à agência Reuters, em conversa telefônica.

"Sou seu advogado caso ele precise de mim.

“No momento, não há dossiês específicos que esteja preparando para ele”, acrescentou o advogado, que trabalha em Tielt, no oeste da Bélgica. Ele não confirmou, portanto, se Puigdemont estaria pedindo asilo a Bruxelas, como se especula.

A imprensa espanhola havia noticiado mais cedo que Puigdemont e outros ex-membros do governo regional, foram à Bélgica, segundo fontes não identificadas no governo. Eles foram acusados pelo procurador-geral da Espanha de insubordinação e rebelião devido à tentativa de separar a região do restante do país.

O governo regional da Catalunha foi destituído na última sexta-feira por um decreto do Executivo espanhol para restabelecer a legalidade após o Parlamento local aprovar a independência dessa região. Neste domingo, o ministro de Imigração belga, Theo Francken, partidário de uma legenda separatista, disse que a Bélgica poderia oferecer asilo ao líder separatista catalão.

Nesta segunda, o procurador-geral da Espanha, Jose Manuel Maza, apresentou queixas à Audiência Nacional, contra os membros do governo que não dispõem de foro privilegiado, e no Tribunal Supremo. Ele pediu que a Justiça convoque os líderes separatistas a prestarem depoimento.

 

 

G1