RIACHÃO DO JACUIPE: CENTENAS DE PEIXES APARECEM MORTOS NO RIO JACUIPE NA MANHÃ DESTA SEGUNDA FEIRA 5

Por Agnaldo Rios 05/02/2018 - 16:04 hs
Foto: Tony Sena

Centenas de peixes foram encontrados mortos no trecho do Rio Jacuipe na manhã desta segunda-feira 5 na cidade de Riachão do Jacuipe, o fenômeno foi registrado pelo repórter Tony Sena da Rádio Jacuipe e chamou atenção de moradores que passavam pelo local. De acordo com as informações, o esgoto da cidade é despejado dentro do Rio sem nenhum tratamento e bem no local onde os peixes foram encontrados mortos.

Amostras da água e dos animais foram coletadas e encaminhadas para análise em Salvador. Enquanto as causas da mortandade não são reveladas, a orientação é que a população de Riachão do Jacuipe evite pescar no local.
“Várias famílias dependem desse rio, seja da pesca ou para a irrigação de pequenas hortas. Por isso, a gente pede para os moradores da região que tomem mais cuidado com o rio, que cuidem mais, pois todos dependemos dele”, disse um morador.
O engenheiro ambiental Mateus de Morais olhou a foto que o Goby Rios enviou e alerta para duas hipóteses: despejo de esgoto sem tratamento, e baixo nível de oxigênio na água devido ao forte calor.

O Goby Rios entrou em contato com a Secretaria de meio ambiente de Riachão e segundo o funcionário  Adelson, ele esteve no local e não constatou a veracidade da mortandade de peixes, já um representante da Brigada Anjos Jacuipenses de prenome Val, disse que esteve no local citado pela reportagem, mais só constatou o odor e os comentários, disse também que suspeita que uma empresa de beneficiamento de sisal esteja jogando dejetos no rio, mais nada confirmado, disse ainda  que nesta terça-feira 6, pela manhã uma equipe de técnicos vai ao local tentar resolver o problema que se espalhou pelas redes sociais.