MUNDO NOVO: ÉGUA DÁ A LUZ A DOIS POTROS E CHAMA ATENÇÃO DE CURIOSOS, ANIMAIS MORRERAM

Por Agnaldo Rios 27/01/2018 - 18:02 hs

Um caso raro de gestação gemelar, ou seja, quando um animal apresenta dois ou mais fetos em uma prenhes, o caso aconteceu no município de Mundo Novo a 292 Km de Salvador no centro norte da Bahia. Segundo o proprietário da égua, um homem conhecido como Dai, a égua é da raça Manga-larga e nunca tinha acontecido isso com seus animais, ele disse que ficou impressionado ao ver o animal parir dois potros.

Segundo o médico veterinário Oylson dos Santos, que acompanhou, a fecundação se deu por monta natural – o pai é da mesma raça, más a gestação gemelar independe de a fecundação ter acontecido desta forma ou por meio de inseminação. É algo espontâneo, da fisiologia do animal.

"É uma peculiaridade, uma individualidade desta égua. A placenta e o útero foram compatíveis para manter a oxigenação e a nutrição de ambos os fetos, mais infelizmente não resistiram", explicou o veterinário, acrescentando que essa foi a primeira gestação da égua, o que torna o caso ainda mais raro.

Após a fecundação, segundo especialistas, a égua tem apenas 20% de chance de ter dupla ovulação. Ainda assim, há 90% de probabilidade de um dos potros não sobreviver, e 70% de os não sobreviverem. Por isso, o caso é considerado muito raro. Informações e foto Agmar Rios