Publicidade

Seja bem vindo
Nova Fátima,29/03/2024

  • A +
  • A -

Mulher em Morte Cerebral Há Mais de Duas Meses Dá à Luz Bebê Saudável"


Mulher em Morte Cerebral Há Mais de Duas Meses Dá à Luz Bebê Saudável Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Uma história incrível de superação e dedicação médica veio à tona na Flórida, Estados Unidos, onde uma mulher de 31 anos que esteve em estado de morte cerebral por mais de dois meses deu à luz um bebê vivo e saudável com 33 semanas de gestação. Detalhes deste acontecimento notável foram compartilhados em um artigo publicado na revista científica Cureus.

O enredo se desenrolou quando uma mulher, já com histórico de hipertensão, estava grávida de 22 semanas e foi hospitalizada devido a uma forte dor de cabeça. Pouco tempo depois, ela sofreu uma convulsão e entrou em coma, sendo posteriormente causada por hemorragia cerebral e morte cerebral. Por outro lado, o bebê estava se desenvolvendo normalmente.

Uma equipe multidisciplinar composta por especialistas em neurologia, cuidados intensivos, obstetrícios, jurídicos e éticos, além de assistentes sociais, chegou a um consenso de que a gravidez deveria ser mantida. A família esperançosa o desejo de continuar a gravidez, com a de "restaurar a esperança do feto e continuar o suporte somático da paciente".

Manter a vida do bebê se tornou um desafio extraordinário, exigindo esforços especiais por parte da equipe de saúde e a aplicação de tecnologias avançadas. A mãe, em morte cerebral, foi mantida com a ajuda de um ventilador e alimentada por meio de uma sonda nasogástrica. Além disso, seu quadro exigia monitoramento constante da pressão arterial, administração de anticoagulantes para prevenir coágulos sanguíneos e outros medicamentos, incluindo antibióticos, para evitar complicações e proteger a saúde do feto.

Após onze semanas de intensos esforços médicos, uma cesariana foi realizada, e o bebê nasceu com 33 semanas de gestação, não necessitando de reanimação. Surpreendentemente, após apenas cinco dias, o bebê recebeu alta médica. Posteriormente, as máquinas de suporte de vida que mantinham a mãe foram desligadas.

Embora seja um evento raro e incomum, casos semelhantes foram registrados em outras partes do mundo. Em 2016, Portugal testemunhou um caso em que uma mulher em morte cerebral deu à luz um bebê com 32 semanas após quatro meses em coma. Na Polônia, também em 2016, uma mulher de 41 anos de idade deu à luz após permanecer em estado de morte cerebral por 55 dias. Essas histórias particularmente ressaltam a resiliência e o comprometimento da equipe médica em situações tão complexas.




Ouça o áudio da Matéria





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login