Publicidade

Seja bem vindo
Nova Fátima,19/03/2024

  • A +
  • A -

"CPI Avança: Sigilo de Carla Zambelli é Quebrado e Mauro Cid é Convocado para Novo Depoimento"


Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de 8 de janeiro deliberou nesta quinta-feira (24) sobre a autorização de acesso aos registros fiscais e telefônicos da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e de indivíduos ligados a ela.

A CPI tomou a decisão de solicitar os dados do deputado após Walter Delgatti Neto, conhecido como o hacker da Vaza Jato, alegar que, a pedido de Carla Zambelli, esteve envolvido em tentativas de minar a adição das urnas eletrônicas. Além disso, a comissão aprovou a convocação para um novo depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-chefe dos ajudantes de ordem de Jair Bolsonaro.

Arthur Maia (União Brasil-BA), presidente da CPI, optou por não incluir na discussão as medidas de quebra de sigilo relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Também foi acordado a aprovação da quebra de sigilo dos registros de mídia social de Carla Zambelli. O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) fornecerá ao CPI relatórios de inteligência financeira relativos à delegação.

A CPI também recebeu os registros de transações financeiras, informações telefônicas e atividades em mídias sociais de Bruno Zambelli (PL), irmão do parlamentar e deputado estadual de São Paulo, assim como de Renan Goulart. Eles são suspeitos de terem participado da trama para desacreditar as urnas, segundo Delgatti.

Além disso, a comissão deu luz verde para a convocação de Osmar Crivelatti, ex-assistente de ordens de Bolsonaro, e para a concessão de registros telefônicos e telemáticos de Tércio Arnaud Tomaz e José Matheus Salles Gomes, responsáveis ​​pela estratégia de comunicação nas redes sociais do ex-presidente.

Inicialmente, a comissão planejou discutir os requisitos de quebra de sigilo e convocações na terça-feira (22), porém, houve divergências entre os parlamentares quanto aos itens a serem avaliados. Devido à falta de acordo, Maia optou por adiantar a pauta da reunião.

Os requisitos da pauta desta quinta-feira foram aprovados de forma unânime, uma vez que os parlamentares chegaram a um consenso. A CPI continua a ouvir, durante a sessão de hoje, o sargento Luis Marcos dos Reis, ex-assistente de ordens de Bolsonaro.

Reis teve participação na invasão à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro e encontrou-se detido sob suspeita de falsificação do cartão de vacinação do ex-presidente da República. O Coaf detectou atividades financeiras na conta do ex-assistente de Bolsonaro.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login